Wi-Fi
O conceito de Wireless Fidelity (fidelidade sem fio) é utilizado por produtos que recebem o certificado do padrão IEEE 802.11 para atuação em Redes Locais Sem Fio (WLAN’s). Como exemplo tem-se o acesso à internet sem a necessidade de estar conectado a fios.
Numa conexão wireless, a troca de dados entre o computador e o Access Point (ver esquema a baixo) é feita por meio de ondas de rádio. O administrador da rede instala um ou mais Access Points que ficam permanentemente transmitindo sinais de identificação (uma área coberta por um Access Point é comumente chamada hotspot); no notebook, a placa de rede wireless, quando habilitada, fica permanentemente tentando captar os sinais de identificação.
Quando o sinal transmitido pelo roteador é captado pela placa de rede, aparece uma mensagem no notebook indicando que a conexão é possível; se o usuário desejar, ele pede que a conexão seja concluída, e a placa do micro e o roteador passam a trocar dados.
Esquema de funcionamento de conexão wi-fi
Wi-mesh
Rede mesh ou rede de malha, é uma alternativa de protocolo ao padrão 802.11 para diretrizes de tráfego de dados e voz além das redes a caboou infra-estrutura wireless.
Uma rede de infraestrutura é composta de APs (Access point = Ponto de acesso) e clientes, os quais necessariamente devem utilizar aquele AP para trafegarem em uma rede. Uma rede mesh é composta de vários nós/roteadores, que passam a se comportar como uma única e grande rede, possibilitando que o cliente se conecte em qualquer um destes nós. Os nós têm a função de repetidores e cada nó está conectado a um ou mais dos outros nós. Desta maneira é possível transmitir mensagens de um nó a outro por diferentes caminhos. Já existem redes com cerca de 500 nós e mais de 400.000 usuários operando.
Redes do tipo mesh possuem a vantagem de serem redes de baixo custo, fácil implantação e bastante tolerantes a falhas.
Wimax
Também padronizado pelo IEEE no padraão IEEE802.16 este padrão especifica uma interface de redes sem fio de abrangência metropolitana ou seja as conhecidas WMAN (Wireless Metropolitan Area Network). O Wimax é bastante utilizado por ter o alcance e velocidades superiores ao wi-fi, suprindo necessidades das zonas rurais e subúrbios, onde a rede telefônica ainda não foi instalada.
Em teoria, espera-se que os equipamentos Wi-Max tenham alcance de até 50 Km e capacidade de banda passante de até 70 Mbps. Na prática, alcance e banda dependerão do equipamento e da freqüência usados, bem como da existência ou não de visada (significa dizer: se a antena de um ponto consegue "ver" a antena de outro, se não há obstáculos no caminho – construções, montanhas).
De forma bem simples, o seu funcionamento é semelhante ao método utilizado na telefonia celular, havendo uma central que distribua o sinal através de uma antena. Espalhados pela cidade, haveria outras antenas que repetiriam o sinal. Assim, a antena central envia o sinal para as antenas repetidoras as antenas repetidoras enviam o sinal para o usuário final. O usuário também precisa ter uma antena pra receber o sinal, lembrando que a antena poderá estar em cima de sua casa ou no topo do prédio em que você mora, em uma empresa onde trabalha ou mesmo ao lado de seu desktop.
Esquema de funcionamento da rede wimax
muito boa informação,e agradeço por muito.
ResponderExcluirmuito boa informação,e agradeço por muito.
ResponderExcluir